top of page

TOLERÂNCIA

Pensamentos (citações) sobre TOLERÂNCIA

Ou desprezas tu as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? 

Romanos 2.4

TOLERÂNCIA

 

1. Definição de TOLERÂNCIA

Definição: Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados; sem arbitrariedade (preconceitos, discriminação).

 

a) Tolerar é o ato de suportar com paciência algo que não concorda, não deseja, mas que não pode impedir.

b) A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive e convive em sociedade.

c) Uma pessoa tolerante normalmente respeita opiniões e ações diferentes das que acredita serem corretas, desde que essas opiniões e ações estejam amparadas pela Lei do País. Este tipo de tolerância é denominada "tolerância social".

d) O dia 16 de novembro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional para a Tolerância.

e) Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente", intolerância.

f) Antônimo: Intolerância 

- Atitude mental marcada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças, crenças diferenças e opiniões.

- Ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes.

 

2. Tipos de intolerância mais comuns que geram ações discriminatórias:

a) Intolerância religiosa: falta de compreensão e aceitação do direito de cada indivíduo expressar a sua crença.

b) Intolerância política

c) Intolerância sexista, sexismo, homofobia, misogenia etc.

d) Intolerância racial (racismo), antissemitismo, exogenia etc.

e) Bullying.

f) Preconceito social etc.

 

3. Como desenvolver a TOLERÂNCIA

a) Precisamos conhecer bem outras realidades culturais. O que parece uma verdade absoluta pode fazer sentido somente no próprio meio em que é cultivado.

- Ao se distanciar e permitir ver outras realidades, a partir de viagens ou trabalhos voluntários que apoiam questões fora da zona de conforto de cada um, haverá contato com pessoas que têm outra bagagem cultural, vivenciam diferentes realidades e desafios e, portanto, podem trazer novas perspectivas. Isso não significa mudar de opinião, mas entender que, em sociedade, existem questões complexas.

b) Precisamos aprender a ouvir mais, com boa vontade, dando atenção pelo que o outro tem a expressar, atitude que difere de, simplesmente, esperar pela sua vez ou obter espaço para falar.

c) É necessário também que aceitemos a possibilidade de estarmos errados. Ao mantermos uma posição aberta facilita o processo de troca de informações e de construção de conhecimento

 

4. Princípios fundamentais da tolerância social:

a) Somos todos únicos e temos algo valioso a oferecer e compartilhar.

b) Devemos aceitar e respeitar a pessoa, ainda que discordemos de suas posições e ações, e até podemos aprender a apreciar as diferenças, desde que elas não sejam pecaminosas do ponto de vista bíblico, e ilegais em um país democrático. Para algumas coisas, a tolerância é zero, como o programa de “Tolerância Zero” para com os que dirigem embriagados.

c) Paz é a meta; tolerância é o método.

d) Devemos respeitar a maneira de viver das pessoas de outros povos e costumes. Esse respeito não nos impede de reconhecer que, em todas as culturas (inclusive a nossa), têm traços culturais divinos, humanos (carnais) e malignos, que cabe a nós filtrá-los com sabedoria e amor. Quando falta amor, falta tolerância.

e) Devemos respeitar as diferenças para que tenhamos direito de exigir respeito às nossas. Tolerância implica em respeito mútuo através da compreensão mútua.

f) As sementes da intolerância geralmente são o medo, a ignorância e a prepotência.

g) A semente da tolerância é o amor regado pela compaixão e paciência.

h) É preciso saber reconhecer e apreciar o bem e o bom nas pessoas, mesmo discordando delas em alguns aspectos.

i) Tolerância nos dá a oportunidade de descobrir e remover estereótipos e estigmas (preconceitos), produzidos pelo etnocentrismo, que é achar que a nossa maneira de crer, ser e viver, isto é, nossa cultura é superior a qualquer outra e superior.

 

5. Versículos bíblicos sobre tolerância

a) Tolerância do Deus Trino

- Salmo 86.15: Mas Tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, lento para irar-se, e abundante em amor e fidelidade.

- Salmo 103.8-10: 8Compassivo e piedoso é o Senhor, lento para a cólera, e abundante em amor. 

- Isaías 48.9: Por amor do Meu nome, retardo a minha ira e por amor do Meu louvor me contenho para contigo, para que não te venha a exterminar.

- Romanos 2.4: Ou desprezas tu as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?

 

b) Tolerância de Deus encarnado em Jesus Cristo

- Em seu ministério, Jesus Cristo estava cercado de intolerância. Os judeus e os samaritanos, em especial, se odiavam (João 4:9).

- Os homens tratavam as mulheres como inferiores. E os líderes religiosos judaicos desprezavam o povo (João 7.49).

- Ele era conhecido por ter um proceder bem diferente. “Este homem acolhe pecadores e come com eles”, disseram seus opositores (Lucas 15:2).

- Mateus 7.2-5: 2Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido hão de medir a vós. 3Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, mas não percebes a trave que está no teu? 4Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu?   5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão.

- Lucas 9.49,50:  João disse: Mestre, vimos um homem que em Teu nome expulsava demônios, e nós o proibimos de fazer isso porque não segue conosco. 50 Jesus lhe disse: Não o proibais, pois quem não é contra vós é por vós.

 

c) Tolerância esperada nos filhos de Deus

- Nas Escrituras, longanimidade e paciência estão relacionados com tolerância para com outros.

- Levítico 19.34a: Como o natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco. Amá-lo-eis como a vós mesmos, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.

- Colossenses 3:13: Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros liberalmente, mesmo que alguém tenha razão para queixa contra outro.”.

- 1 Coríntios 13.5: [O amor] não se comporta indecentemente.

- Mateus 5.43-47: 44Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. 46Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis?

- Romanos 12.18: Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. [Ver também Sl 34:14.]

- Romanos 14.2-6: 2Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, pois Deus o recebeu por Seu.

- Filipenses 3.15: Todos quantos somos perfeitos [maduros] tenhamos este sentimento. E, se pensais de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.

- 1 Tessalonicenses 5.15: Vede que ninguém retribua a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.

- Hebreus 12.14: Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor.

- Mateus 18.21,22: 21Então, Pedro, aproximando-se, Lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

- Romanos 15.5: Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

- 1 Coríntios 13.4a,7: 4aO amor é paciente, é benigno. … 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

- 2 Coríntios 6.4,6: 4Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, … 6 na pureza, no saber, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.

- Efésios 4,1b,2: 1bAndeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

- Romanos 14.1:  Ora, quanto ao que é fraco na fé, recebei-o, mas não para condená-lo em questões discutíveis. [Ver também Jó 4:3,4.]

- Romanos 15.1,2: 1Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

- Gálatas 6.1: Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi o tal com espírito de mansidão. Mas olha por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

- Romanos 14.19: Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

- 1 Coríntios 9.19-22: 19Embora eu seja livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. 20Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios, chegar a salvar alguns.

- Efésios 4.3: Procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

- Filipenses 1.15-18: 15Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros, de boa mente. 16Estes, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. 17Aqueles, contudo, anunciam a Cristo por contenda, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas cadeias. 18Mas que importa? contanto que Cristo, de qualquer modo, seja anunciado, ou por pretexto ou de verdade, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei.

- Lucas 6.31-33: 31Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aos que os amam. 33Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo.

 

d) Versículos bíblicos de situações em que não devemos ser tolerantes: o mal ou ações más deliberadas e continuadas (sem arrependimento e mudança)

- Salmo 101.3b-5: 3bAborreço as ações daqueles que se desviam; nada disto se me pegará. 4Longe de mim o coração perverso; não conhecerei o mal. 5Aquele que difama o seu próximo, às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei.

- Provérbios 29.1: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será destruído de repente sem que haja cura.

- Isaías 42.14:  Por muito tempo Me calei, estive em silêncio, e Me contive. Mas agora darei gritos como a que está de parto, arfando e arquejando.

- Isaías 63.9,10: 9Em toda a angústia deles foi Ele [Deus] angustiado, e o anjo da Sua face os salvou. Em Seu amor e compaixão Ele os remiu; Ele os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10Contudo eles foram rebeldes e contristaram o Seu Espírito Santo. Pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles.

- Provérbios 22.10: Lança fora o escarnecedor, e se vai a contenda; cessam a questão e a vergonha.

- Mateus 18.15-17: 15Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste a teu irmão. 1 Mas, se não te ouvir, leva contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17E, se não as ouvir, dize-o à igreja; e, se também não ouvir a igreja, considera-o como gentio e cobrador de impostos.

- Romanos 16.17:  Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles.

- Mateus 4.9-11a: 9E Lhe disse: Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. 11a Então o diabo O deixou.

- Efésios 4.27: E não deis lugar ao diabo.

- 2 Tessalonicenses 3.6,14,15: 6Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. … 14Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. [Ver também 1Co 5:11-13; 1Tm 6:5.]

- Apocalipse 2.21,22: [Eu, Jesus] 21Dei-lhe (à igreja desviada de Tiatira) tempo para que se arrependesse da sua imoralidade, mas ela não quer se arrepender. 22Portanto, lançá-la-ei num leito de dores, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram [espiritualmente], caso não se arrependam das obras que ela incita.

 

NOTA: Os textos selecionados de estudo mais amplo de: © 2007, por Aurora Production AG. Suíça

 

6. Alguns pensamentos (citações) sobre tolerância.

- “Devemos amar uns e outros: aqueles cujas opiniões partilhamos, assim como aqueles com cujas opiniões discordamos”. (Tomás de Aquino)

- “Zelo sem tolerância é fanatismo”. (E.C. McKenzie)

- “Esforça-te por suportar com paciência os defeitos e fraquezas alheias; também os outros terão muito que suportar de ti”. (Thomas à Kempis)

- “É fácil ser um anjo quando ninguém amarrota as suas penas”. (Elanor L. Doan)

- “Há muitas pessoas que, quando clamam por tolerância, desejam, na realidade, um tratamento privilegiado”. (Wendell Phillips)

- “Ninguém conhece o peso do fardo dos outros”. (George Herbert)

- “A tolerância não alcança a perfeição antes de se transfigurar em amor”. (Arnold Toynbee)

- “Veja tudo, deixe passar muita coisa, corrija um pouco”. (Papa João XXlll)

- “Há um limite onde a tolerância cessa de ser uma virtude”. (Edmund Burke)

- “A tolerância é a única prova real da civilização”. (Arthur Helps)

- “Para aumentar a sua felicidade, procure esquecer as faltas do seu vizinho”. (Elanor L. Doan)

- “Tolerância é um ato de humanidade, que devemos sustentar e promover em cada dia de nossas vidas, para nos alegrar com a diversidade que nos torna fortes e os valores que nos unem” (Audrey Azoulay. Diretora da UNESCO).

- “A palavra mais adequada (e sólida eticamente), que precisa substituir ‘tolerância’, é ‘acolhimento’. Acolher significa ‘eu te recebo em mim como igual’. (Mario Sergio Cortella)

- “Quando lidamos com pessoas ou situações que ultrapassam o bom senso e o nosso limite pessoal ficamos afetados negativamente. É nossa responsabilidade reconhecer o que nos afeta para preservarmos o equilíbrio emocional” (Silvana Lance).

- “Menos conhecido é o paradoxo da tolerância: tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos tolerância ilimitada até mesmo para aqueles que são intolerantes, se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante contra a investida dos intolerantes, então os tolerantes serão destruídos, e a tolerância junto destes”. (Karl Popper) 

- “Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustrações. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história” (Augusto Cury).

 

------------------------------------

NOTA. Esta síntese/resenha sobre TOLERÂNCIA tem a contribuição de diversos autores, cujos pensamentos sobre o tema foram citados livremente e com liberdade pessoal deste autor de fazer as adaptações de acordo com o propósito do presente trabalho.

 

Voltar
bottom of page