

SOFONIAS 1 A 3
(Informações selecionadas de muitos ilustres estudiosos bíblicos, aos quais agradeço, adaptadas e reorganizadas por mim)
CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇOES
1. Quem foi Sofonias?
a) O Profeta Sofonias foi filho de Cuchi (Cusi), neto de Gedalias, bisneto de Amarias e trineto de Ezequias, durante o reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá (Sf 1.1).
b) Viveu em Judá e profetizou no Século 7 a.C. (610 a 640).
c) Existem quatro personagens bíblicos com este nome. É bom sabermos para não confundirmos esses com o Profeta:
c1) Sofonias, um levita descendente de Coate, citado brevemente em 1Cr 6.36-38.
c2) Sofonias, filho de Maaséias e sacerdote durante o reinado do rei Zedequias. Ele serviu em duas ocasiões como um mensageiro do rei ao Profeta Jeremias, levando pedidos de orações e voltando trazendo profecias de Jeremias em relação aos embates contra o exército do rei Nabucodonosor e a ajuda que esperavam do Egito (Jr 21.1 e 37.3). Em certa ocasião, esse Sofonias foi repreendido por Semaías através de uma carta, por não ter prendido o Profeta Jeremias que havia sido acusado de enviar cartas desencorajadoras para os cativos (Jr 29:25-29). Quando Babilônia tomou Jerusalém, esse Sofonias foi levado para a Síria juntamente com outros líderes judeus, e foi executado por Nabucodonosor
c3) Sofonias, pai de Josias (não o que fora rei), um exilado que retornou do cativeiro babilônico (Zc 6.10,14).
c4) O Profeta Sofonias. Tudo o que se sabe sobre quem foi o Profeta Sofonias é encontrado no livro que leva seu nome. O primeiro versículo do livro fornece a única referência biográfica a respeito dele.
d) Sabemos que ele (o autor) foi filho de Cusi, e sua genealogia é estabelecida recuando quatro gerações até Ezequias (Sf 1.1).
e) Ainda não ficou provado com certeza que esse Ezequias tenha sido o rei judeu com este nome, e que Sofonias teria sido seu trineto, oriundo de um outro filho de Ezequias, diferente de Manasses, entretanto a probabilidade de que tenha sido ele é muito grande, pois fornece mais luz à compreensão da forma com que a genealogia do profeta é apresentada.
f) O nome Sofonias significa “O Senhor ocultou”, e talvez indique que o profeta tenha nascido durante o período das atrocidades praticadas pelo Rei Manassés (filho do rei Ezequias e pai do Rei Josias).
g) Sofonias viveu em Judá, e segundo os relatos de seu livro, podemos perceber que ele conhecia bem as características da cidade de Jerusalém (Sf 1.10).
h) Tudo indica que Sofonias como contemporâneo de outros profetas, como: Naum, que profetizou sobre a destruição da cidade Nínive por volta de 612 a.C., também Jeremias, que viveu durante esse período e alcançou até mesmo a queda de Jerusalém em 587 a.C.; além da Profetisa Hulda, que foi consultada pelo rei Josias quando o Livro da Lei foi encontrado.
2. Mensagem do Livro
a) Sofonias profetizou sobre “o Dia do Senhor” (Sf 1.7, 8,14, 18; 2:2, 3) ou o julgamento iminente sobre Judá e outras nações Ele explicou que naquele dia Deus puniria os orgulhosos e ímpios e recompensaria os justos.
b) O Dia do Senhor se refere ao juízo que as nações individualmente sofreram e o dia da segunda volta de Jesus, quando todos prestarão contas de sua vida.
c) Sofonias implorou: “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no Dia da ira do Senhor” (Sf 2.3).
3. Resumo do Livro
a) Sf 1. Profetiza que Deus destruirá o povo de Judá se as pessoas não se arrependerem.
b) Sf 2. Incentiva o povo de Judá e as pessoas mansas da Terra a buscarem a retidão. Ele também adverte alguns dos vizinhos inimigos de Judá sobre os julgamentos de Deus que recairão sobre eles.
c) Sf 3. Profetiza sobre as iniquidades dos líderes de Jerusalém e as bênçãos que os habitantes humildes de Jerusalém vão receber depois de o Senhor remover os orgulhosos da cidade. Ele explica que o Senhor derramará Seu julgamento sobre todas as nações. Ele revela que o Senhor dará ao Seu povo uma linguagem pura, renovará Seu relacionamento com eles e reinará em Sião.
4. Esboço do Livro:
a) O Dia da ira do Senhor: 1.1,18
b) Convite ao arrependimento: 2.1-3
c) O castigo das na-ções vizinhas: 2.4-15
d) O castigo e a salvação de Jerusalém? 3.1-13
e) Cântico de louvor: 3.14-20
5. A mensagem final
O Senhor é um Deus de justiça, disciplinando os que o desobedecem, não somente os pagãos, mas também os do seu próprio povo. Mas ele é Deus misericordioso, sempre pronto para salvar e abençoar os que se voltam para ele.
“O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria".
Amém!