top of page

SABEDORIA

Pensamento (citações) sobre SABEDORIA

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. 

Provérbios 1.7a

SABEDORIA

Preparado pelo Professor Walmir Vieira


1. Pensamento (citações) sobre SABEDORIA

1.1. Pensamento principal:

“A sabedoria é para a mente o que a saúde é para o corpo”

1.2. Explicação do pensamento principal:

a) Quando não há saúde todo corpo sofre. Quando não há sabedoria muitos sofrem.

b) Sem saúde o corpo enfraquece, sem sabedoria o bom senso enfraquece.

1.3. Outras citações

“A convicção de ignorância é a porta de entrada ao templo da sabedoria”

(C. H. Spurgeon)

“Sábio é aquele que faz do seu erro uma lição para toda a vida”

(Autor desconhecido)

“Sabedoria é o conhecimento que enxerga o coração das coisas, que as conhece como elas realmente são” (J. (Arnistage Robinson)

2. Versículo-chave:

Provérbios 1.7a:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

 2.1. Explicação do versículo: ‘O temor do Senhor ...

a) ‘Temor do Senhor’, não é ter medo de Deus, mas reverência, respeito, adoração, honra e obediência a Ele.

b) Esta expressão (temor do Senhor) se repete no Livro de Provérbios mais 13 vezes (1.29, 2.5. 8.13, 9.10, 10:27, 14.26 e 27, 15.16 e 33, 16.6, 19.23, 22.4 e 23.17) trazendo mais explicações sobre o seu significado. ... é o princípio da sabedoria’

b) “Principio”, além de significar ‘começo’ a sabedoria é, também, a essência, a fonte e a base dela e, por consequência, do bom caráter cristão.

c) Toda sabedoria que não é fundada no temor do Deus e em Sua Palavra é vã (vazia ou incompleta).

d) A mesma frase aparece também em Jó 28.28, Salmo 111.10, Provérbios 9.10

4. O que é sabedoria:

a) A sabedoria é o uso ou a aplicação do conhecimento, do saber, com sensatez, prudência, compaixão, ética e moderação.

b) A educação do bom caráter no lar, na escola, na igreja e em outras instituições é, na verdade, a capacitação para a sabedoria.

c) Quem tem um bom caráter é sábio, pois usa o conhecimento com sabedoria.

d) Com sabedoria percebemos e escolhemos o que é de valor e de bem à vida, para nós e para os outros.

e) Sem uma utilização sábia, o conhecimento pode causar danos à humanidade.

f) A sabedoria é o uso do conhecimento com objetivo correto, ou seja, para o bem de todos e de maneira moralmente correta.

g) A sabedoria é a base para se tomar boas decisões na vida pessoal e profissional e a pessoa que a tem é aquela que mostra maior equilíbrio emocional ao tomar decisões.

h) Sabedoria, portanto, é saber coisas corretas e importantes para ser guiado às escolhas adequadas que se toma todos os dias.

i) Ter conhecimento é imprescindível para saber como agir e ter base para tomar decisões. Porém, ele, sem a sabedoria, não costuma gerar boas decisões.

j) Todas as experiências pelas quais passamos ao longo da vida aumentam o nosso conhecimento e aperfeiçoa a nossa sabedoria, permitindo que tenhamos uma compreensão mais ampla e clara dos caminhos possíveis a seguir.

5. Características de Pessoas sábias:

a) Sabem quando ouvir, quando calar-se e quando falar.

b) Absorvem os ensinamentos das boas e ruins experiências suas e dos outros.

c) Colocam foco naquilo que realmente importa na vida.

d) Cuidam de si mesmos: física, emocional, social, intelectual, espiritual e eticamente, sem descuidar de nenhuma dessas áreas.

e) Diversificam suas fontes, recursos e conexões ne aquisição de conhecimento e na formação da sabedoria, pois ser sábio é resultado de tudo que vivenciamos: cursos que fizemos, fé que abraçamos, viagens que realizamos, conversas que protagonizamos, atividades que executamos, problemas que resolvemos, filmes que assistimos, livros que lemos. Enfim, qualquer experiência de aprendizagem pode ser recurso para a construção da sabedoria. Examinando tudo e retendo o que é bom e promove o bem (I Tessalonicense 5.21)

f) Estão sempre se autoavaliando para descobrirem fraquezas, vícios, visão de mundo distorcida e comportamentos que estão prejudicando sua caminhada e que precisam ser revistos e superados, às vezes, com ajuda de outras pessoas, mas principalmente com ajuda divina.

6. A falsa sabedoria

a) Infelizmente, existe a falsa sabedoria. Nem tudo que os seres humanos chamam de sabedoria, realmente é; nem todos que chamam de sábios, são verdadeiramente.

Tiago 3.13-16:

¹³Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. ¹⁴Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. ¹⁵Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. ¹⁶Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

1Timóteo 6.20:

Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento.

b) O livro de Provérbios chama o que não tem sabedoria de ‘tolo’ e ‘insensato’, quando compara as atitudes do que é sábio e do que não é. Veja as interessantes comparações em Provérbios 7.22, 10.8, 10, 14, e 21, 11.29, 12.15 e16, 14.3 e 9, 15.5, 16.22, 17.28, 20.3, 24.7, 27.3 e 22, 29.9.

7. A verdadeira sabedoria

a) A verdadeira sabedoria nos conduz a um entendimento profundo, coerente e claro acerca da vida e de seus propósitos e nos leva a uma existência mais plena e significativa.

Tiago 3.17-18:

¹⁷Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. ¹⁸O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

8. A fonte maior da sabedoria e de todo o entendimento


------------------------------------

NOTA. Esta síntese/resenha sobre SABEDORIA tem a contribuição de diversos autores, cujos pensamentos sobre o tema foram citados livremente e com liberdade pessoal deste autor de fazer as adaptações de acordo com o propósito do presente trabalho

bottom of page