top of page

Livro de RUTE

(Informações selecionadas de muitos ilustres estudiosos bíblicos, aos quais agradeço, adaptadas e reorganizadas por mim)


CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇOES


Informações e CURIOSIDADES importantes sobre o Livro


1. O nome Rute significa amizade, companheira, uma característica muito aguçada da personagem principal.

2. O nome ‘Noemi’, significa ‘minha doçura’. Ao voltar para Canaã, pediu para ser chamada de “Mara”, que significa amargura, amarga, devido a sua situação naquele momento da sua história. Ao final do livro Noemi retoma seu nome original. 

3 Autoria. A tradição judaica, o Talmud, afirma literalmente que “Samuel escreveu o seu livro e Juízes e Rute”.

4. Genealogia. Em Rute 4.18 a 22 é mencionada uma pequena genealogia de Boas até Davi: (18) Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom; (19) Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe; (20) Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; (21) Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; (22) Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi. Nesta passagem final do livro, a genealogia vai somente até Davi não incluindo Salomão. Isso indica que o livro foi escrito depois de Davi ser ungido rei e antes de Salomão, Samuel ainda vivia nessa época, e é ele o escritor mais provável do livro, como também de Juízes.5. Na genealogia de Jesus, descrita por Mateus, em 1.5, assim: “Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé”. Nesta parte, é mencionado que Raabe, a ex-prostituta salva na destruição de Jericó, era mãe de Boaz, que se uniu a Salmon, pai de Boaz. Pelo bom caráter de Boaz, ela foi uma boa mãe. Se Raabe ainda estivesse viva, quando Boaz se casou com Rute, ela seria sua sogra.

6. A genealogia de Lucas 3.32 também concorda com a que consta em Rute 4;13-22.

7. Sinais da redenção. O livro e história de Rute é uma prefiguração da bênção maior do porvir em que os gentios poderão juntar-se à comunhão do novo Israel, na condição de se arrependerem e de crerem no Senhor Jesus. A providência maravilhosa de Deus é verificada na inclusão duas gentias na linhagem real do Messias: Raabe (a canaanita) e Rute (a moabita).

8. Naquela época as relações com os moabitas e Israel eram amistosas. Davi, antes de assumir o reinado, pediu ao rei de Moabe que deixasse sua família ficar em segurança em Moabe, o que foi permitido, conforme 1 Sm 22,3-4, o que justifica certa normalidade no casamento de Boaz com a moabita Rute. 9. A tradição do parente-redentor serve como um tipo, ou prenúncio do Messias. A lei levita do parente-remidor exigia que o parente mais próximo do esposo falecido, tomasse a viúva como esposa e desse filhos (preservasse o nome e linhagem) ao falecido (Dt 25.5-10 e Lv 25.25-31).

10. A questão da data do Livro está diretamente vinculada à autoria do livro. Sendo Samuel seu autor, e pelas evidências, foi composto no início, ou durante o reinado de Davi, cerca do ano 1.000 a.C.11. O texto de Rute 1.1 situa a história de Rute no tempo dos juízes. Originalmente, o livro de Rute pertencia ao livro de Juízes, mas, depois, em 450 dC, os judeus o desmembraram dele. 

11. O contesto da história acontece no interior da Judéia, saindo da cidade de Belém (casa do pão), onde faltou pão (fome), levando uma família para a região de Moabe, e depois retornam para Belém (Rt 1.1-7).

 

bottom of page