top of page

NEEMIAS 1 A 13

(Informações selecionadas de muitos ilustres estudiosos bíblicos, aos quais agradeço, adaptadas e reorganizadas por mim)

CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇOES

 

1. Introdução

a) O Livro conta a história de Neemias, um líder dos judeus que regressara a Jerusalém com a missão de reconstruir os muros de Jerusalém.

b) O Livro é a continuação do relato que começa no livro de Esdras. Eles constituíam originalmente um único livro no cânone escriturístico dos judeus e foram divididos em dois no terceiro século d.C.

c) Quando os israelitas voltaram para Jerusalém após a longa escravidão na Babilônia, encontraram sua cidade em ruínas.

d) O muro protetor em volta da cidade de Jerusalém tinha sido reduzido a escombros, o que deixava os israelitas vulneráveis a ataques dos inimigos.


2. Quem foi Neemias?

a) O nome Neemias significa “o Senhor consolou”. 

b) O fato de o texto bíblico não fazer nenhuma menção sobre a esposa ou filhos de Neemias, muitos intérpretes sugerem que ele possa ter sido um eunuco, porém não há nada conclusivo sobre isso.

c) Na corte persa, ele era o copeiro pessoal do rei persa Artaxerxes II (465-424 aC.). Isso fazia dele um membro da corte real que possuía grande influência e prestígio devido a sua proximidade com o rei e a confiança que ele desfrutava, já que seu trabalho não envolvia apenas escolher o vinho do rei (Ne 2:1), mas evitar que ele fosse envenenado.

d) Neemias fazia parte da geração de descendentes daqueles que foram levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor.

e) Ele era humilde, motivado, confiante na vontade de Deus, cheio de iniciativa, dotado de grande fé, destemido, organizado, obediente, justo, determinado, concentrado, dedicado e persistente.

f) Ele é descrito como uma pessoa de oração (Ne 2:4; 4:4,9; 5:19; 6:9,14; 13:14,22,29,31) e Deus abençoou seu trabalho poderosamente.

g) Neemias era íntegro, rígido com relação à justiça e demonstrava grande humildade, bondade e piedade.

h) Impulsionado por sua fé, ele não ficava apenas esperando que algo sobrenatural acontecesse, antes, se esforçava para fazer o que tinha que ser feito.


4. Autoria

a) Não se sabe quem foi o autor do livro de Neemias. Como Esdras já muitas citações de escritos de Neemias, mas organizado e narrado por uma terceira pessoa.

b) No início do Livro (1.1.) é mencionado que se trata das “palavras de Neemias, filho de Hacalias”, e boa parte é de narrativa escrita na primeira pessoa, mas muitas partes da terceira pessoa.


5. Local e data

a) Neemias 1:1 menciona que o registro começou em Susã, na Pérsia, no “ano vigésimo” do reinado do rei Artaxerxes da Pérsia, que governou de 465 aC. a 424 aC.

b) No 21º ano do Artaxexes, Neemias foi para Jerusalém e no seu 32º ano de reinado, Neemias retornou à Pérsia para ir ter com o rei, e “ao cabo de certo tempo” ele conseguiu nova liberação para voltar a Jerusalém (Ne 13.6).

c) Durante algum tempo, Neemias foi contemporâneo de Esdras e o profeta Malaquias 


6. Resumo

a) Neemias 1 a 6: 

- Neemias era um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados.

- O rei Artaxerxes concede o pedido de Neemias para voltar e reconstruir os muros e portões da cidade.

- Neemias viaja a Jerusalém e lidera os judeus na reconstrução dos muros da cidade, apesar da oposição.

b) Neemias 7: 

- Para proteger os judeus que viviam em Jerusalém, Neemias ordena que as portas da cidade sejam abertas só nas horas mais quentes do dia e trancadas em todos os outros momentos.

- Também nomeia porteiros para vigiar os portões e as casas dos judeus.

- Ele examina o registro genealógico dos judeus em Jerusalém. É negado o sacerdócio àqueles que não conseguem provar por meio de registros genealógicos que são levitas.

c) Neemias 8 a 10: 

- Esdras lê em voz alta e interpreta a lei de Moisés para os judeus. O povo chora quando ouve a leitura em voz alta das escrituras.

- Eles jejuam e confessam seus pecados perante o Senhor.

- Alguns judeus contam a história dos israelitas e algumas bênçãos recebidas de Deus desde Abraão até seus dias.

- O povo faz votos de casar-se somente dentro da casa de Israel, honrar o Dia do Senhor, pagar o dízimo e guardar os mandamentos do Senhor.

d) Neemias 11 e 12: 

- Os muros de Jerusalém são concluídos e dedicados. O povo dá graças a Deus.

e) Neemias 13: 

- Neemias sai de Jerusalém por vários anos e, durante sua ausência, os judeus em Jerusalém começam a quebrar seus convênios e a negligenciar a lei de Moisés.

- Neemias volta e ajuda o povo a guardar os convênios limpando o templo, reinstituindo a observância do Dia do Senhor e ensinando ao povo sobre o casamento dentro do convênio.


7. A reconstrução do muro

a) Após obter a autorização necessária, Neemias partiu para Jerusalém. Naquela época, os muros e os portões de uma cidade eram sua segurança e simbolizavam sua força e dignidade.

b) Ele foi nomeado como governador da província de Jerusalém, mas havia o interesse do rei persa no retorno de Neemias, então, inicialmente, foi estabelecido um prazo para que ele cumprisse a tarefa e retornasse ao palácio (Ne 2.6).

c) Sambalate, o honorita, Tobias, o amonita, e Gesém, o arábio, homens poderosos e astutos tentaram a todo custo prejudicar Neemias. Com insultos e zombarias, arquitetaram ataques armados, planejaram uma emboscada para capturar Neemias e fazer-lhe mal, plantaram notícias de que o motivo real da reconstrução dos muros era uma suposta rebelião contra a Pérsia.

d) Neemias também precisou lidar com a oposição interna, causada especialmente por problemas econômicos e sociais.

e) Apesar de toda oposição que, durante um tempo, conseguiu atrapalhar as obras de

reconstrução.

f) Após 52 dias, em 445 a.C., a obra de reconstrução dos muros foi concluída (Ne 6:15).


8. Ações tomadas por Neemias depois da construção do muro:

a) Estabeleceu alguns funcionários e lhes delegou autoridade para que construíssem um governo mais justo naquela província.

b) Implementou uma estratégia de proteção de ocupação da cidade (a maioria do povo morava fora da cidade) ao ordenar que um, entre dez judeus, deveriam residir dentro dos muros da cidade.

c) Teve grande participação na revitalização da adoração em Jerusalém, santificando a nação ao conduzi-la a uma renovação da aliança através da leitura e exposição da Lei feita pelo sacerdote Esdras (Ne 7:73-8:18), da confissão dos pecados (Ne 9:1-37) e do juramento em que o povo se prometeu em guardar os mandamentos da Lei.

d) Preocupou-se com a celebração das festas judaicas, sobretudo a Festa dos Tabernáculos (Ne 8.13).

e) Melhorou o apoio aos sacerdotes e levitas e a purificação do Templo, a separação dos estrangeiros a fim de que a corrupção religiosa e a idolatria fossem evitadas (Ne 13:1-3) e a conscientização acerca do erro quanto ao casamento misto.


9. Neemias e Esdras

a) Esdras foi o primeiro a chegar em Jerusalém.

b) Neemias e Esdras aparecem juntos em algumas ocasiões, como na leitura da Lei e a dedicação do muro da cidade (Ne 8:9; 12:26,36).

c) Existem outros dois personagens bíblicos com o nome de Neemias e que não devem ser confundidos com esse Neemias que reconstruiu os muros de Jerusalém. O primeiro foi um exilado que retornou do exílio com Zorobabel (Ed 2.2 e Ne 7.7) e o outro era o filho de Azbuque, que também ajudou nas obras de reconstrução dos muros (Ne 3.16).


10. Texto significativo:

Neemias 6.2 e 3:

2. Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono". Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal;3. por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?"


bottom of page