
Trilho 1: Meditação e obediência à Palavra de Deus
1. A Palavra de Deus como única regra de fé e conduta.
a) Ela é o trilho por onde devemos seguir.
- “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105).
b) Ela norteia nossos passos e nos dá base para vivermos de forma sábia e justa neste mundo.
- “Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente” (Tt 2.12).
c) Ela é a nossa bússola de orientação neste mundo.
- “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3.16).
- “pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21).
2. A Bíblia como manual do Criador para o modelo de família.
a) Apresenta o casamento idealizado por Deus: homem e mulher.
- “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gn 2.24).
b) Ressalta a necessidade de fidelidade no casamento.
- “Não temos todos um único Pai? Não fomos todos criados por um único Deus? Por que, então, quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns aos outros?” (Ml 2.10).
- “E vocês ainda perguntam: Por quê? É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você foi infiel a ela, embora ela fosse a sua companheira, a mulher da sua aliança matrimonial” (Ml 2.14).
c) Define o papel da mulher e do marido.
“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Ef 2.22-25).
d) Orienta o relacionamento entre pais e filhos.
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Ef 6.1-3).
3. Problemas enfrentados pela família fora dos trilhos da Palavra de Deus.
a) Não tem discernimento
- “Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Cl 1.9).
b) Vive de acordo com o sistema desse mundo, que leva as famílias a perderem seus reais valores e a viverem distantes de Deus.
- “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
c) Não tem a segurança em um Deus verdadeiro
- “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é” (Dt 32.4).
4. Atitudes de uma família no trilho da Palavra de Deus.
a) Reverência e adoração a Deus.
- “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.10,11).
b) Obediência à Palavra.
- “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24).
c) Compartilhamento da Palavra.
- “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2Tm 4.2).