
4. MUTUALIDADE
- “membros uns dos outros”
Conceito de MUTUALIDADE:
- estado do que é mútuo – reciprocidade – permutação – troca – corresponsabilidade
- Aparece 36 vezes: “uns aos outros”.
- São 25 diferentes: amar, perdoar, suportar, levar as cargas, cuidar, sujeitar-se, não ter inveja, não mentir, confessar, edificar, ensinar, encorajar, servir, ser bondoso, orar etc.
- “Além de sermos membros do corpo de Cristo, também somos membros uns dos outros. Tornamo-nos completos no outro, servindo a Deus e à comunidade.”
- “Não existem ovelhas solitárias no rebanho de Deus”.
- “Membros na verticalidade, mas, também, na horizontalidade”.
Tipos de mutualidade:
Uns aos outros no Novo Testamento
4.1. Acolher, receber- “Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15.7).
4.2. Aconselhar, admoestar- “Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente” (Cl 3.16).- “E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros” (Rm 15.14).
4.3. Amar- “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal” (Rm 12.10).- “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm 13.8).- “E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco” (1Ts 3.12).- “Vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros” (1Ts 4.9).- “Amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1Pe 1.22).- “Tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1Pe 4.8).- “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1Jo 3.11).- “Amemos uns aos outros” (1Jo 3.23; 4.7,11; 2Jo 1.5).
4.4. Levar o peso, sustentar- “Levai as cargas uns dos outros” (Gl 6.2).
4.5. Confessar os pecados, admitir, reconhecer- “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros” (Tg 5.16).
4.6. Considerar com atenção e estimular ao bem- “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hb 10.24).
4.7. Consolar, exortar, chamar ao lado para auxiliar- “Consolai-vos, pois, uns aos outros” (1Ts 4.18).- “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente” (1Ts 5.11).- “Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.13).
4.8. Cooperar, manter comunhão- “Não negligencieis a prática do bem e a mútua cooperação” (Hb 13.16)- “Mantemos comunhão uns com os outros” (1Jo 1.7).
4.9. Cultivar a paz, a harmonia- “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e as da edificação de uns para com os outros” (Rm 14.19).- “Vivei em paz uns com os outros” (1Ts 5.13).
4.10. Cultivar a humildade- “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4.2).
- “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fl 2.3).- “Outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (1Pe 5.5).
4.11. Cultivar a disposição para servir- “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.13).
4.12. Dar a preferência, considerar com respeito e deferência- “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10).
4.13. Edificar- “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Rm 14.19).- “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente” (1Ts 5.11).
4.14. Ensinar- “Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente” (Cl 3.16).
4.15. Evitar o mau julgamento e não ser obstáculo, empecilho- “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão” (Rm 14.13).
4.16. Evitar queixas, reclamações- “Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados” (Tg 5.9).
4.17. Falar a verdade em lugar de mentiras, falar o que for confiável, fidedigno e justo- “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo” (Ef 4.25).- “Não mintais uns aos outros” (Cl 3.9).
4.18. Hospedar- “Sede mutuamente hospitaleiros sem murmuração” (1Pe 4.9).
4.19. Manter o espírito de unidade em pensamento e atitude- “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Rm 12.16).
- “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros” (Rm 15.5).
4.20. Orar- “E orai uns pelos outros” (Tg 5.16).
4.21. Perdoar- “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4.32).- “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente” (Cl 3.13).
4.22. Servir, ajudar- “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu” (1Pe 4.10).
4.23. Sujeitar-se, ser submissos- “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.21).
4.24. Suportar, suster- “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4.2).
4.25. Membros de um só corpo, integrados.
- “Somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Rm 4.5).