top of page

A ANTEVISÃO DA BÊNÇÃO DA NOVA ALIANÇA

Texto: Jeremias 31.31-34

Objetivo: Doutrinário (Expositivo)

Introdução

 

Como será esta Nova Aliança?

 

1. Uma Aliança por iniciativa de Deus

- “Estão chegando os dias, declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança...” (Jr 31.31ª).

 

2. Uma Aliança diferente

- “... uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá” (Jr 31.31b).

- Motivo da nova Aliança:

“Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles, diz o Senhor” (Jr 31.32).

 

3. Uma Aliança de mente e coração

- “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações” (Jr 31.33ª).

- “Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (2Co 3.6).

- “A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso” (Sl 37.30,31).- “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração” (Sl 40.8).

 

4. Uma Aliança de pertencimento mútuo

- “Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo” (Jr 31.33b).

- “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

 

5. Uma Aliança de intimidade e conhecimento mútuos

- Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor” (Jr 31.34).

 

6. Uma Aliança universal

- “Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor” (Jr 21.34ª).

 

7. Uma Aliança eterna

- “Porque eu lhes perdoarei maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Jr 31.34b).

- “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança” (Hb 9.15).


Conclusão


O texto em Hebreus 8.8-12 transcreve literalmente todo o texto de Jeremias 31.31-34.

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes; e acrescenta: Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais” (Hb 10.16,17).

João Batista: “Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).

- “Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim” (1Co 11.25).

Quatro vezes é repetido: “Diz o SENHOR”: YHWH – Eu, o Deus Eterno, falei.

bottom of page