top of page

DANIEL 1 A 12

(Informações selecionadas de muitos ilustres estudiosos bíblicos, aos quais agradeço, adaptadas e reorganizadas por mim)

CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇOES DE DANIEL

I. AUTORIA

a) Profeta Daniel é o autor desse livro isso é dito em Daniel 8.19.2 e 20 e 10.2.

b) O nome ‘DanieI’ significa “Um juiz (é) Deus” ou “Deus é Juiz”.

c) Nada se sabe a respeito de seus pais e família, embora pareça haver sido de linhagem real (Dn1.3).

d) Foi levado cativo para a Babilônia, como parte da deportação dos judeus cerca de 605 aC., entre os nobres e mais habilidosos e cultos.

e) Lá, recebeu o nome de Beltessazar (Dn 1.6-7). Não confundir com Belsazar (rei, filho de Nabucodonozor)

f) Daniel foi selecionado como um dos jovens judeus mais especiais para ser treinado para servir na corte do rei Nabucodonosor.

g) Deus abençoou Daniel com o dom de interpretar sonhos, e ele foi promovido a cargos de liderança nos governos Babilônico e, depois, o Persa.

h) De muitas maneiras sua vida foi semelhante à de José, que foi vendido para o Egito.

II. DATAS E CURIOSIDADES

a) Daniel viveu na Babilônia durante os reinados de Nabucodonozor, Belsazar (caps. 5, 7 e 8), de Dario, filho de Xerxes (caps. 6 e 9) e de Ciro, rei da Pérsia, que, em 539 a.C., conquistou a Babilônia e se tornou rei do país (caps. 10 a 12).

b) O Livro foi escrito por volta de 530 aC.  enquanto Daniel vivia na Babilônia. Supondo que ele era um adolescente quando foi levado para a Babilônia, Daniel talvez tivesse uns 90 anos quando escreveu esse livro.

c) O Livro tem duas divisões: 

c1) os capítulos 1 a 6 contêm histórias a respeito de Daniel e seus três amigos  e

c2) os capítulos 7 a 12, são descrições de seus sonhos e suas visões proféticos.

d) Algumas dessas visões se relacionam aos últimos dias e à 1ª e 2ª vinda de Jesus Cristo.

e) Uma grande contribuição do Livro é a interpretação do sonho do rei Nabucodonosor. No sonho, o reino de Deus nos últimos dias é representado por uma pedra cortada de uma montanha. A pedra rolará até encher toda a Terra (Dn 2).

f) Em meio a muitas provações, Daniel e seus três amigos  continuaram firmes na sua fé em Deus e obedeceram às suas leis. Eles ganharam a aprovação do rei, que os colocou em cargos importantes na Província da Babilônia (3.30).

g) Daniel, por sua vez, foi feito a terceira autoridade mais importante do reino (5.29 e 6.28).

h) O livro é chamado de “apocalíptico” porque trata de aconte-cimentos relacionados com o fim do mundo (especialmente os capítulos 7 a 12).

i) Daniel procura explicar ao povo de Deus por que eles estão sendo perseguidos e, ao mesmo tempo, ele os exorta a serem fiéis a Deus, pois virá o dia em que Deus acabará com o domínio dos pagãos.

j) Na Bíblia Hebraica (Tanak), o Livro de Daniel não aparece entre os Profetas (Nebiim), mas com os Escritos (Ketubim) mostrando que Daniel era tido mais como cronista do que Profeta pelos judeus.

k) A maior parte do livro foi escrita em hebraico; mas de 2.4 a 7.28 o livro foi escrito em aramaico. Ninguém sabe ao certo por que isso é assim.

III. RESUMO dos capítulos de 1 a 6

1. Daniel e seus companheiros são fiéis à lei de Moisés e Deus os abençoa com conhecimento e sabedoria. Eles recebem posições para servir na corte do rei Nabucodonosor.

2. Por revelação, Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor, que diz respeito ao destino dos reinos da terra e ao reino de Deus nos últimos dias.

3. Sadraque, Mesaque e Abednego recusam-se a adorar a imagem de ouro do rei Nabucodonosor e são lançados numa fornalha ardente, mas o Senhor os salva.

4. Daniel interpreta outro sonho do rei Nabucodonosor e depois interpreta os escritos em uma parede a respeito da queda iminente da Babilônia diante dos Medos e dos Persas.

5. Daniel interpreta a inscrição escrita por uma mão divina durante a festa que rei Belsazar promoveu para muitos convidados, anunciando o juízo de Deus.

6. Daniel é livrado da cova dos leões. Ele foi lançado na cova por orar ao Senhor em vez de obedecer ao decreto do rei Dario proibindo petições a qualquer deus ou homem que não fosse o rei.

IV. As VISÕES dadas por Deus a Daniel

a) São sonhos e visões proféticas de acontecimentos logo após sua época até os últimos tempos. Incluindo a Primeira e a Segunda vinda de Jesus Cristo. Esses eventos incluem conquistas de reinos da terra, a vinda do Messias, o sofrimento e a libertação do povo de Deus nos últimos dias e a ressurreição dos mortos.

b) Conforme capítulos:

7 - Os quatro monstros

8 e 9 - O carneiro e o bode

10 e 11 - O mensageiro do Céu.

12 - O tempo do fim cap. 12.

V. A MENSAGEM DO LIVRO

a) O Senhor é o Rei, e a sua vontade será feita. Nenhum poder humano pode preva-lecer contra ele, e, no fim, ele derrotará as forças do mal e rei-nará sobre todos (5.21; 7.26; 8.25).

Dn 7.27: Portanto, que o povo de Deus não se desespere, pois “o reino, o poder e a glória serão dados ao povo do Deus Altíssimo, e eles governarão o mundo inteiro para sempre”.

b) As narrativas de Daniel (de 1 a 6) pode ser considerada em geral como uma intermediação entre os livros de Reis e Crônicas, por um lado, e Esdras, por outro, ou (mais estritamente) para descrever o que o autor das Crônicas apresenta num único verso em seu último capítulo: 

2Cr 36.20: ‘Os que restaram da espada foram passados à Babilônia; e foram servos dele [Nabucodonosor] e de seus filhos, até que veio o reino dos persas’

c) A genuinidade deste Livro tem sido muito disputada, mas os argumentos a seu favor estabelecem plenamente suas reivindicações.

c1) O testemunho de Cristo (Mt 24.1525.31 e 26.64) e seu Apóstolo (1Co 6.2, 2Ts 2.3) para sua autoridade; e

c2) O importante testemunho de Ezequiel (Ez 4.14,20 e 28.3).

c3) O caráter e registros do livro também estão inteiramente em harmonia com os tempos e circunstâncias em que o autor viveu.

d) Nesse livro, apare-ce a referência mais explícita no AT à ressurreição dos mortos:

Dn 12.2: Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno”.

e) O livro termina com a promessa a Daniel de que, no fim, ele ressuscitará e receberá a sua recompensa (12.13).


bottom of page