
Introdução
Sem contar os que atrapalham, isto é, jogam contra o Reino de Deus, os membros da maioria das igrejas estão assim distribuídos, infelizmente:
1. Ausentes
- É preciso ter todo cuidado no trato de cada tipo, pois alguns podem estar ausentes dos cultos, mas têm algum nível de envolvimento com a igreja.
- Em média, representam cerca de 25% da membresia.
- Existem algumas circunstâncias que explicam a ausência:
a) Os que estão impossibilitados de frequentar os cultos, em razão de sua idade avançada ou de doenças físicas ou psicológicas. Estes precisam de nossas visitas, apoio e orações.
b) Os que têm dificuldade de vir regularmente, porque cuidam de um familiar enfermo. Esses também carecem de visitas e orações. Poderiam dispor de pessoas próximas para revezar com eles, a fim de prestarem culto a Deus, algumas vezes por mês.
c) Os temporariamente ausentes em função de viagens para estudo ou trabalho. A esses, recomendamos que, se pretendem ficar mais de um ano ausentes de sua igreja, procurem outra igreja, de preferência batista, e se filiem a ela, frequentando, servindo e contribuindo com ela para serem assistidos espiritual e emocionalmente. Devem pedir sua transferência. O processo hoje é rápido. Demonstrarão senso de responsabilidade para com a igreja de Jesus, onde ela estiver. Quando, e se retornarem, pedirão a transferência de volta.
d) Os que estão se transferindo para outra igreja por razões de mudança de residência ou por desejo pessoal. Na medida do possível, devem agilizar o processo de transferência ou filiação, para que não fiquem muito tempo sem um vínculo efetivo com uma família de fé, para que mantenham a fé e o compromisso cristão vivos, que o vínculo com uma igreja cristã ajuda a promover.
e) Os que não têm mais interesse de frequentar os cultos de sua comunidade de fé e de ter comunhão com seus irmãos em Cristo.
2. Irregulares
- Cerca de 25% do rol de membros.
- Os irregulares vêm aos cultos de vez em quando e poucos deles contribuem para o crescimento da igreja.
3. Assistentes
- Só acompanham ou assistem – 20%
- Assistem aos cultos, mas não se envolvem muito. Esperam encontrar tudo pronto e funcionando e, muitos desses, nem contribuem financeiramente.
5. Envolvidos
- São cerca de 20% dos membros;
- Os envolvidos participam de alguma atividade da igreja (EBD, grupos musicais, comissões de serviços diversos), na medida do possível e do tempo disponível.
6. Comprometidos
- Comprometem-se – 10%
- Podemos contar sempre com os comprometidos. É a turma “pé de boi” ou “pau pra toda obra”. Gente com alto nível de consciência e responsabilidade cristã, que disponibiliza, sem restrição, seu tempo, energia, coração, talento, sacrifício pessoal, para que as coisas aconteçam na igreja de Jesus e ela cresça.
Conclusão
- Atrapalhar ou ausentar-se, jamais.
- Assistir ou somente participar não basta.
- Muito mais do que se envolver, Deus espera que seus filhos tenham para com Seu Reino, incluindo Sua Igreja, compromisso.
- Compromisso: “comprometidos com uma missão”.