
Introdução
1. A relutância ao chamado
a) Jeremias (Jr 1.4-6)
b) Moisés (Ex 3.11; 4.7)
c) Gideão (Jz 6.15)
2. A resposta de Deus
a) A Jeremias (Jr 1.7,8)
- As palavras “todos” e “tudo”, nessa frase, exigiram do profeta obediência completa e irrestrita.
- Ele não precisava ser criativo, carismático ou convincente por suas próprias habilidades. Apenas deveria ser obediente e fiel.
b) A Moisés (Ex 3.12)
c) A Gideão (Jz 6.16)
3. A ação marcante e pedagógica de Deus
a) Com Jeremias
“O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar” (Jr 1.9,10).
b) Com Isaías
“Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com um tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado” (Is 6.5-7).
c) Com Ezequiel
“Ele me disse: Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava. Ele disse: Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim. Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro, que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados dele estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais” (Ez 2.1-4).
- “E ele me disse: Filho do homem, coma este rolo; depois vá falar à nação de Israel. Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer. E acrescentou: Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel. Depois ele me disse: Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras. Você não está sendo enviado a um povo de fala obscura e de língua difícil, mas à nação de Israel; não irá a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não conseguiria entender. Certamente, se eu lhes enviasse você, eles o ouviriam. Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo porque não quer me ouvir, pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada” (Ez 3.1-7).