
- Profeta Ezequiel:
597 a.C. – Levado à Babilônia
592 a.C. – Chamada e primeira visão
586 a.C. – Destruição de Jerusalém e do Templo
571 a.C. – Morte com 53 anos e 23 anos de ministério profético.
- Filho de Buzi, Sacerdote.
- Era casado, mas sua esposa morreu quando Jerusalém foi destruída.
- Deus anunciou previamente sua morte, chamando-a de “prazer de seus olhos”.
- “Não chore, não lamente. Suporte a dor de perder alguém que ama” (Ez 24.15-18).
- Ezequiel = “Deus é a minha força”; “O Senhor me fortalece”.
Ezequiel 2. 1-10
“Ele me disse: Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava. Ele disse: Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim. O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano. E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela. E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros, e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde. Você lhes falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação; abra a boca e coma o que lhe vou dar. Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro, que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados dele estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais”.
Ezequiel 3.1-3
“E ele me disse: Filho do homem, coma este rolo; depois vá falar à nação de Israel. Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer. E acrescentou: Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel”.
- Ele profetizou tanto para o povo que estava na Babilônia, como também para os moradores de Jerusalém.
- A profecia de Ezequiel é marcada por visões, a ponto de se poder dizer que Ezequiel é um profeta visual. São quatro grandes visões:
- Além de comunicar a mensagem, Ezequiel, mais do que qualquer outro dos profetas, encenou a mesma com atos simbólicos.
Expressões significativas:
- “Filho do homem” (Homem mortal) – cerca de 90 vezes.
- Jesus (“Filho do homem”) - 80 vezes
- “Saberão que eu sou Deus” – Cerca de 50 vezes
- “Soberano Senhor” - 217 vezes
- Atos simbólicos aparecem em 3.22-27; 4.1-17; 5.1-17; 12.1-16; 12.17-20; 21.6; 24.17.
- Por ser de família sacerdotal, Ezequiel dá ênfase à santidade de Deus e importância à distinção entre e puro e impuro (22.26; 24.13; 36.25,33; 37.23; 39.12).
- Ezequiel apresenta uma profecia messiânica:
- “Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o líder no meio delas. Eu, o Senhor, falei” (Ez 34.23,24).