top of page

COMPAIXÃO

“Compaixão é o que faz uma pessoa sentir dor quando a outra é ferida".

(Desconhecido)

Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

Salmos 103.13,14

Virtude do Caráter:

COMPAIXÃO


Pesquisado e organizado pelo Professor Walmir Vieira

 

1. CONCEITO DE COMPAIXÃO:

a) O substantivo, no grego, σπλάγχνα (lê-se: splánchna), traduzido por ‘compaixão’, representa a ‘sede das dos sentimentos, da profunda emoção”.

b) O termo passou a expressar a atitude de ter misericórdia, sentir dó, ter empatia, como sentimentos provenientes do coração.

c)  Compaixão é a composição de “com” – ‘comunicar’ e ‘no lugar do outro’ e paixão (patia, no grego), emoção, sentimento (sofrimento e alegria profundos).

d) Compaixão é sentir o que o outro sente, como se estivesse no lugar do ouro.

e) Portanto, compaixão é um sentimento piedoso de empatia para com a tragédia pessoal de outra pessoa, acompanhado do desejo e ação de resolver o problema da outra pessoa.

- Compaixão é o ato de compadecer-se, sentir a paixão (a dor e a necessidade) do outro. Padecer no lugar ou junto com o outro.

 

2. Compaixão e Misericórdia

a) O sinônimo de compadecer é misericórdia. A palavra ‘misericórdia’ se divide em miséria + córdia (coração). Misericórdia, portanto, é colocar o nosso coração na miséria (sofrimento) do outro.

b) Jesus disse em Mateus 9.12: Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios (de animais), citando Oseias 6.6.

 

3. Compaixão completa implica em ação

a) A compaixão é a participação na infelicidade alheia, essa participação se revela em um impulso, em uma ação altruísta de ternura para com a pessoa que sofre.

b) O vocábulo latino “cumpassio” que traduz o vocábulo grego “compaixão” ou “emmpatia”, é uma palavra composta do prefixo “com”, comunicação, e o sufixo patia “paixão”, afeto por alguém.  A compaixão se trata de um intercâmbio afetivo e efetivo.

c) Compaixão é interação; não é um simples sentimento superficial, passageiro ou paternalista. É a capacidade de sentir como o outro sente, colocando-se em seu lugar, buscando ver as coisas como ele as vê. Compaixão, portanto, é a disposição (humana) que abastece os atos de bondade e misericórdia.

d) A compaixão frequentemente produz ação para aliviar o sofrimento, mas, por vezes, as distâncias geográficas ou a falta de meios ou recursos impedem as pessoas de agir segundo seus sentimentos de compaixão. Pelo menos, a intercessão a Deus em favor do necessitado deve acontecer.

 

4. A compaixão de Deus

a) Deus é compassivo. Se Deus é compassivo e se nós somos os seus filhos, precisamos ser compassivos, viver a compaixão e revelar compaixão.

b) O adjetivo compassivo no texto hebraico do AT é - רַחוּם – (lê-se – rarrum) e ocorre 13 vezes no AT, todas as vezes em relação a Deus (Êx 34.6; Dt 4.31; 2Cr 30.9; Ne 9.17, 31; Sl 78.38; 86.15; 103.8; 111.4; 112.4; 145.8; Jl 2.13; Jn 4.2).

c) Deus, revelado em Jesus Cristo, é compaixão; o nosso grande desafio, como filhos de Deus, é viver no lar, no trabalho, na escola, revelando compaixão em nosso falar e agir.

d) A compaixão em Jesus de Nazaré é fundamental em seu evangelho, em sua boa nova, até o ponto de que no relato do juízo, no final dos tempos, ela vai ser o “teste do exame final”: ...tive fome e me destes de comer; ...estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e viestes me ver” (Mt 25.35,36).

 

5. Alguns versículos sobre compaixão (misericórdia) de Deus

Salmos 25.6,7:

Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.

 

Salmos 51.1,2:

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

 

Lamentações 3.32:

Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.

 

Isaías 30.18:

Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

 

Miquéias 7.19:

Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta. Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você, diz o Senhor, o seu Redentor.

 

Isaías 49.13: 

Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

 

Salmos 145.9: 

O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

 

Salmos 103.13,14: 

Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

 

 Mateus 9.35,36:

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

 

6.  Alguns versículos bíblicos sobre a bênção e o dever de termos compaixão uns dos outros.

 

Salmos 112.4:

A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.

 

1 Pedro 3.8,9:

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

 

1 João 3.17:

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

 

Efésios 4.32:

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

 

Zacarias 7.9,10:

Assim diz o Senhor dos Exérci­tos: Administrem a verdadeira justiça, mos­trem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tra­mem maldades uns contra os outros.

 

Colossenses 3.12:

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

 

Mateus 7.12:

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

 

7. FRASES MARCANTES (citações) sobre COMPAIXÃO:

“Senhor quebranta o meu coração com as coisas que quebrantam o Teu”.

(Bob Pierce)

 

“Não há melhor exercício para o coração do que abaixar-se e levantar os outros”.

(Desconhecido)

 

“A compaixão é uma emoção da qual nunca devemos nos envergonhar”.

(Hugh Blair)

 

“Manifestar pesar não é senão um gesto humano; mitigá-lo é um dom divino”.

(A.Mann)

 

“Sendo compassivo para com os outros, revelo minha gratidão para com Deus”.

(Ruby I. Kingswood)

 

“Compaixão é o que faz uma pessoa sentir dor quando a outra é ferida".”

(Desconhecido)

 

“O cristão deve demonstrar pela compaixão o mesmo interesse que demonstra pelas doutrinas”.

(J. Blanchard)

 

“O amor é prático; se não for assim, não é amor”.

(P. W. Heward)

 

“O amor cristão não é vítima de nossas emoções, mas servo de nossa vontade”.

(John Stott)

 

------------------------------------

NOTA. Esta síntese/resenha sobre COMPAIXÃO tem a contribuição de diversos autores, cujos pensamentos sobre o tema foram citados livremente e com liberdade pessoal do organizador em fazer as adaptações de acordo com o propósito do presente trabalho.

 

bottom of page