

2 REIS 1 A 25
(Informações selecionadas de muitos ilustres estudiosos bíblicos, aos quais agradeço, adaptadas e reorganizadas por mim)
CURIOSIDADES E OUTRAS INFORMAÇOES
1. Assunto do Livro em seus 25 capítulos:
a) Descreve a história do reino de Israel, ao Norte, e do reino de Judá, ao Sul, concentrando-se nos sucessos e fracassos espirituais de cada reino e mostra por que Israel e Judá perderam a proteção do Senhor e foram conquistados.
b) Explica as causas da dispersão e fim do reino do Norte (Israel), devido à iniquidade do povo e do reino do Norte, que foi acabou sendo conquistado pela Assíria por volta de 721 a.C.
c) Menciona alguns dos reis fiéis e obedientes de Judá, como Josias, mas também os que foram iníquos. Um deles foi o rei Manassés, cuja iniquidade fez com que Judá perdesse sua proteção divina.
d) Relata a derrubada de Jerusalém pela Babilônica, comandada por Nabucodonosor, e a condução do povo cativo, que sobreviveu à mortandade, para lá em 587 a.C., 136 anos depois da queda do Reino do Norte.
2. Plano sintético do Livro e II Reis:
a) Elias condena rei Acazias de Israel: 1.1-18.
b) Ministério do profeta Eliseu: 2.1 até 8.15.
c) Reis de Judá e Israel: 8.16 até 16.
d) Reinado de Oseias e derrota do reino do Norte: 17.1-41.
e) Reinado de Ezequias em Judá e invasão assíria: 18 até 20.
f) Reis perversos de Judá: Manassés e Amon: 21.1-26.
g) Reinado de Josias e a descoberta do livro da lei: 22.1 até 23.30.
h) Os últimos reis de Judá: 23.31 até 24.20.
i) Destruição de Jerusalém e exílio na Babilónia: 25.1-21.
j) Governo de Godolias em Judá e libertação de Jeconias: 25,22-30.
3. Autoria. Os livros [de I e II Reis] foram compilados por um autor desconhecido, em cerca de 540aC, a partir de vários documentos escritos, inclusive dos relatos oficiais, isto é, registros históricos mantidos pelos reis de Israel.
4. Livro único. O I e II Reis eram um único livro chamado Reis. A divisão que criou os livros de I e II Reis atuais ocorreu quando a Bíblia foi traduzida para o grego (Septuaginta).
5. Milagres. O Livro de II Reis registra muitos milhares impressionantes, especialmente do Profeta Eliseu.
6. Conexão com os profetas. Enquanto o Livro de I Reis faz conexão com os escritos do Profeta Jeremias, o de II Reis descreve o ambiente do ministério de Isaías no reino de Judá, ao sul. O livro relata que Isaías aconselhou o justo rei Ezequias de Judá e profetizou que a Babilônia conquistaria e espoliaria Judá.