top of page

MIQUÉIAS, PROFETA DOS DIAS ATUAIS

Texto: Livro de Miqueias

Objetivo: Ético-moral

 As mesmas iniquidades de nosso tempo

1. Aparelhamento do Estado usando seus cargos para roubar

“Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer. Cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam” (Mq 2.1,2).

- Maquinam o mal e o praticam ao acordar, porque o poder de fazer está nas mãos deles.

2. Inversão de valores

Então eu disse: Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça! Mas odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos” (Mq 3.1,2).

3. Prática da corrupção que mata- “Fazem violência ao homem e à sua família, a ele e aos seus herdeiros” (Mq 2.2b).

Aqueles que comem a carne do meu povo, arrancam a sua pele, despedaçam os seus ossos e cortam-no como se fosse carne para a panela, um dia clamarão ao Senhor, mas ele não lhes responderá. Naquele tempo ele esconderá deles o rosto por causa do mal que eles têm feito” (Mq 3.3,4)

- Canibalismo, opressão, descuido, descaso.

- Os recursos que deveriam estar a serviço do povo estão usando e matando o povo.

“Não há, na casa do ímpio, o tesouro da impiedade, e a medida falsificada, que é maldita? Poderia alguém ser puro com balanças desonestas e pesos falsos? Os ricos dentre vocês são violentos; o seu povo é mentiroso, e as suas línguas falam enganosamente” (Mq 6.10-12).

- Mentiras, promessas vãs e sem credibilidade.

4. Judiciário corrompido

- “Os seus cabeças dão as sentenças por suborno” (Mq 3.11).

5. Religião desmoralizada

- 1ª. reserva moral.

“Seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apoiam no Senhor, dizendo: O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer. Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal” (Mq 3.11c,12).

- Pregadores da conveniência. Pregam o bem quando lhes dão dinheiro.

- Não são arautos de Deus, mas da iniquidade.

- A religião se corrompe, a nação está em decadência profunda. Igrejas que viraram empresas. Pregadores em busca do lucro.

6. Aumento da violência física

- “Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com um laço” (Mq 7.2).

- Crime organizado no poder

Com as mãos prontas para (diligentemente fazem o mal) fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos” (Mq 7.3,4).

- Estado aparelhado para beneficiar os fortes.

7. Desconfiança generalizada

- “Não confiem nos vizinhos; nem acreditem nos amigos. Até com aquela que o abraça tenha cada um cuidado com o que diz” (Mq 7.5).

8. Intensificação do conflito familiar

-  Reserva moral falida.

- Pois o filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os seus próprios familiares” (Mq 7.6).

NOSSA POSIÇÃO

- “Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá” (Mq 7.7).

O que os seres humanos acham que Deus quer?

- Tentando comprar Deus.

- Fazendo “leilão” com sacrifícios cada vez mais caros.

- Ironia, sarcasmo?

“Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano? Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?” (Mq 6.6,7).

O que Deus espera de ti?

- “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6.8).

1. Que pratique a JUSTIÇA

- Integridade, caráter, viver na verdade.

2. Que ame a MISERICÓRDIA

- Mais do que praticar misericórdia, bondade, é preciso amar a misericórdia.

3. Que ande HUMILDEMENTE com Deus

- Sem arrogância, quebrantado, submisso, dependente, confiante.

Nossa Esperança

1. Está nas mãos no Rei Jesus

- Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o rei sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos” (Mq 5.2).

2. Está na certeza do perdão completo e definitivo

“Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7.18,19).

3. Está na escolha que faço do Senhor- “Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá” (Mq 7.7).

 

bottom of page